Blog de notícias, dicas e novidades

Blog

18
Julho
2017
0
Piercing Bucal

Piercing Bucal


18 Julho 2017 Atualizado em 18 Julho 2017
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Opiercing é um tipo de adorno que poder ser colocado na cavidade bucal, porém cuidado!

Contemporaneamente o piercing é um tipo de adorno que poder ser colocado na cavidade bucal, como em qualquer outra parte do corpo, usualmente, nas orelhas, nariz e região peri-umbilical (umbigo).

Historicamente, foram usados por diversos povos por motivos culturais, religiosos, sociais. Atualmente são muito utilizados pelos jovens.

Para sua colocação na cavidade bucal é necessário a perfuração dos tecidos, normalmente sem anestesia local (infelizmente) pois geralmente é colocado por técnicos que não possuem conhecimentos anatômicos, fisiológicos e patológicos da cavidade bucal e que são proibidos de administrar anestesia local.

Geralmente os piercings são instalados na língua, lábios e bochechas, sendo raramente colocados nos freios (lingual e labial) ou úvula. Infelizmente existem várias complicações que podem ocorrer devido a colocação destes na cavidade bucal, dentre elas: retração gengival, fratura e desgaste dos dentes, inflamação ou infecção das mucosas, dor, excesso de salivação, dificuldade para engolir, alteração da fala, risco de hemorragia, engolir a peça, “choque elétrico” (causado por corrente elétrica conduzida pela saliva pela interação de materiais de restauração em contato com o metal do piercing).

Na literatura médica há relatos de colapso hipotensivo por hemorragias (crise de pressão baixa) e angina de Ludwig (inchaço provocado por infecção aguda na região da garganta, que pode levar ao óbito).

Os cuidados com a higienização diários são fundamentais, sendo necessário a remoção e desinfecção (limpeza) com detergente e álcool.

Em caso de dor, inflamação ou infecção é recomendado a consulta ao cirurgião dentista.

Em vista às muitas complicações e riscos causados (citados acima), o cirurgião dentista desempenha um papel preventivo importante, podendo inclusive conduzir a remoção dos mesmo.

O que você achou desta informação?


Avaliação

Deixe sua avaliação
Comentários
0
Deixe seu comentário

 

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!

 

 

Dados de contato

Praça Comendador Paulo Storani, 123. Vila Planalto, Vinhedo/SP

(19) 3876-1610
(19) 3886-3483
(19) 3886-3388

etica@etica.odo.br

Curta nossa página

©Ética Saúde Bucal - Copyrights

Todos os direitos reservados ©2024