Blog de notícias, dicas e novidades

Blog

18
Julho
2017
0
Hábitos Bucais

Hábitos Bucais


18 Julho 2017 Atualizado em 18 Julho 2017
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Alguns hábitos, com o decorrer do tempo, podem se tornar indesejáveis, dentre eles, podemos citar o uso da chupeta, mamadeira e sucção do dedo.

O hábito bucal é a repetição de um ato (por exemplo a sucção de chupeta), com uma determinada finalidade (por exemplo a carência afetiva). Alguns hábitos, com o decorrer do tempo, podem se tornar indesejáveis, dentre eles, podemos citar o uso da chupeta, mamadeira e sucção do dedo. Estes hábitos podem interferir no desenvolvimento e crescimento facial da criança, podendo levar a alterações bucais, tais como, mordida aberta, mordida cruzada, inclinação dos dentes, diastemas (espaços entre os dentes), alteração no padrão de deglutição, etc.

O hábito precisa de certa intensidade e frequência para gerar alterações, que até cerca de 3 anos de idade é normal e reversível. Até este momento a criança encontra-se na fase “oral” em que a satisfação é encontrada na cavidade bucal, portanto a sucção é muito importante e em algumas crianças esta necessidade pode ser maior, porém é importante que este processo não se torne um vício, sendo aconselhável que a partir desta idade (máximo 3 anos) seja removido gradativamente e o quanto antes sem que cause alterações no desenvolvimento e crescimento facial, no equilíbrio psicológico e físico da criança, caso isso ocorra o pediatra encaminhará para outros profissionais como ortodontista, fonoaudiólogo e psicólogo.

A remoção dos hábitos parece ser o grande obstáculo para alguns pais, porém os mesmos tem que estar ciente desta necessidade para o bem estar de seus filhos.

O profissional tem um papel importante na orientação e remoção deste hábitos. Ele ajuda os pais, orientando sobre qual a melhor conduta e maneira de conversar com a criança, evitando a chantagem, a punição e a repressão.

O que você achou desta informação?


Avaliação

Deixe sua avaliação
Comentários
0
Deixe seu comentário

 

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!

 

 

Dados de contato

Praça Comendador Paulo Storani, 123. Vila Planalto, Vinhedo/SP

(19) 3876-1610
(19) 3886-3483
(19) 3886-3388

etica@etica.odo.br

Curta nossa página

©Ética Saúde Bucal - Copyrights

Todos os direitos reservados ©2024